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Fazer exercícios ao ar livre no inverno

Vantagens:

Atividades físicas ajudam a emagrecer e a evitar depressão típica desta época do ano. Com a chegada do inverno temos uma tendência a querer dormir mais, matar alguns dias de academia, não podemos deixar essas ideias prevalecerem. Atividade física no inverno traz uma série de vantagens que a comodidade do calor não traz. No inverno a depressão toma conta das pessoas pois elas tendem a ficar mais confinadas em casa. Essa depressão os psiquiatras dão o nome de distúrbio emotivo sazonal. A atividade física ao ar livre devido ter maior iluminação, mais serotonina é liberada para o cérebro. Se o objetivo é emagrecer, aproveitar o inverno também pode ser uma boa ideia. No frio o corpo já gasta mais energia para se manter aquecido, queimando mais calorias. Como o gasto energético é maior, come-se mais porque o corpo procura equilibrar essas duas coisas. Assim a alimentação precisa ser adaptada para essa época do ano. Os educadores físicos recomendam atenção especial ao aquecimento pois não é como o verão em que o corpo já está naturalmente aquecido, no inverno devemos gastar mais tempo com o aquecimento para evitar lesões. No frio suamos menos e com isso bebemos menos água e consequentemente o resultado pode ser a desidratação. Com a atividade física você aumenta o volume de sangue e como ele é composto de 90% de água, o organismo fica mais hidratado. Praticar essas atividades ao ar livre tem a vantagem de uma dose extra de vitamina D que vai segurar mais o cálcio no nosso organismo. Não devemos descuidar do protetor solar, do creme hidratante para peles secas e do protetor labial.

CUIDADOS:

Roupas: no tempo frio comece os treinos bem agasalhados. Vá tirando as roupas de frio a medida que o corpo for se aquecendo. Use toucas, luvas e meias grossas para proteger as extremidades. Nas temperaturas muito baixas devemos evitar atividades físicas para os idosos e principalmente aqueles que tem doenças respiratórias.

BENEFÍCIOS DE SE EXERCITAR NO FRIO:

1- Reforço do sistema imunológico: A exposição ao frio aumenta o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico responsável pela defesa do nosso organismo.
2- Mais hidratação: No inverno o organismo perde menos água pois tendemos a suar menos, porém é fundamental manter a ingestão de líquido, além de se agasalhar preferencialmente com tecidos que permitam a transpiração.
3- Sem clima de depressão: O exercício físico libera substâncias químicas do cérebro-neurotransmissores, endocanabinoídes e endorfinas- que ajudam a recobrar o estado de bem estar, ou seja, se não aproveitarmos a luz do dia ficando em casa não haverá estímulos.
4- Melhor rendimento físico: A prática de esportes com frio melhora a forma física, pois, para tolerar a falta de calor e de exercício, nosso organismo tem que se adaptar isso significa elevar a capacidade cardíaca. Mas antes de tudo, realize um aquecimento para evitar lesões. Caso contrário, o frio pode provocar problemas musculares muito dolorosos.

Inverno chegando espero ter passado para vocês associados algumas informações que irão ajuda-los com atividade física no frio.

Até breve.


 Denílson Alves de Paula
Diretor de Saúde e Bem Estar

 

 

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